Ofrendas
15/02/2000 00:00Pedidos e oferendas a Orixá Iemanjá
Iemanjá, Janaína ou Dandalunda, é a mãe de todos os orixás, segundo lendas vindas do Candomblé.
A cor de Iemanjá é azul transparente, prata, verde água, e branco.
Para fazer um banho de descarrego de Iemanjá , usa-se erva pata de vaca, folhas lágrima de Nossa Senhora, erva quaresma, trevo e erva chapéu de couro, mais pétalas de rosa branca.
Os rios, cachoeiras, praias e lagos são domínios de Iemanjá. As águas tem muita força e tudo o que se joga nelas é sempre devolvido. É comum se fazer oferendas com produtos de beleza, esses objetos não darão um favorecimento a determinada pessoa, pelo contrário pois poderão contribuir para poluir as praias e cachoeiras.
Se você quer fazer uma oferenda a Iemanjá, use pétalas de rosas branca, somente as pétalas, pode-se usar um perfume, se possível a Alfazema.
Dizem que as bebidas de Iemanjá eram Champanhe e soda limonada, mas na África não existiam essas bebidas, portanto não é verdade que Iemanjá goste dessas bebidas.
O importante em uma oferenda é a oração e muita fé.
Faça seu pedido a beira da praia, cachoeira ou em um lago, com muita fé, mais muita fé mesmo, pois as correntes de Iemanjá irão ouvi-las. O mar que é vibratório vai facilitar a busca por coisas boas, sempre para o bem seu e de todas as pessoas que ali estarão. Aproveite a corrente vibratória, a corrente branca e seus pedidos serão atendidos.
Comidas de Iemanjá: Manjar branco, peixe do mar, bolo de arroz.
Símbolo: Abebé, alfange, agadá, obé, e mais, braceletes, pulseiras, brincos e diversos adornos.